A degeneração macular relacionada à idade (DMRI) é a principal causa de perda de visão em pacientes com mais de 50 anos. Ela envolve danos à mácula, região central da retina.

 

A mácula é responsável pela visão nítida dos detalhes. Uma mácula saudável contribui para que uma pessoa consiga ler, dirigir, colocar a linha em uma agulha etc. 

 

Infelizmente, ainda não há cura para a DMRI, mas sim tratamentos que podem retardar a sua evolução. E esse será o tema do post de hoje. 

 

Nosso objetivo é tranquilizar o paciente e mostrar a ele que, quando diagnosticada cedo e tratada do jeito correto, existem boas chances de controlar essa doença. 



Quais são as opções de tratamento para degeneração macular relacionada à idade?

 

Administração de drogas antiangiogênicas

 

Também conhecida como injeção intravítrea, essa técnica consiste em administrar injeções de antiangiogênicos (inibidores de crescimento endotelial/anti-VEGF) nos olhos. 

 

O objetivo é impedir que novos vasos sanguíneos (anômalos e malformados) se formem abaixo da retina. Estes vasos, por serem mais fracos, correm o risco de se romperem, podendo provocar hemorragias, inchaços e lesões às células retinianas.

 

O tratamento com antiangiogênicos está indicado na forma exsudativa da degeneração macular (DMRI úmida). 

 

No Brasil, são utilizadas três drogas para tratar a DMRI exsudativa: Ranibizumabe (Lucentis®), Aflibercept (Eylea®) e Bevacizumabe (Avastin®).

 

Dieta balanceada

 

Manter uma dieta rica em vitaminas e minerais que fazem bem ao organismo, e tomar suplementos que contêm vitamina C, vitamina E, Ômega 3, luteína e zeaxantina, zinco e cobre, todos benéficos à saúde dos olhos, reduz drasticamente os riscos de se adquirir DMRI, e, também, ajuda no retardamento da progressão da doença.  

 

E como prevenir a degeneração macular relacionada à idade?

 

Quanto mais cedo o diagnóstico para a DMRI for feito, maiores são as chances de um tratamento bem-sucedido. Por isso, não deixe de fazer acompanhamentos periódicos com o oftalmologista e procure por ajuda caso sinta alguns dos sintomas dessa e outras doenças oculares.

 

Por ora, aí vão algumas dicas de como você pode tentar prevenir a DMRI:

 

  • evite fumar;

  • tenha uma dieta balanceada, que inclua vegetais verdes folhosos;

  • proteja seus olhos do sol com óculos que possuam proteção contra raios UV; 

  • visite seu oftalmologista anualmente.