O ceratocone é uma doença ocular caracterizada pela alteração da espessura, do formato e algumas vezes da transparência da córnea, que passa a ter um aspecto semelhante a um cone. Tal alteração compromete seu funcionamento levando ao embaçamento da visão com o surgimento de astigmatismo e miopia.  

  

Geralmente, o ceratocone surge a partir da pré adolescência ou até a segunda década de vida, e pode evoluir lentamente pelos próximos 10 a 20 anos de idade. Após os 35, a doença tende a se estabilizar. Um paciente com este quadro deve ser acompanhado periodicamente por um especialista em córnea.

 

Causas e fatores de risco

 

As causas do ceratocone se relacionam com uma predisposição genética/familiar, e com hábitos de vida que são considerados fatores de risco para o aparecimento da doença.

 

São outros fatores de risco:

 

  • coçar os olhos com freqüência (portanto, pacientes com quadros alérgicos são mais acometidos);

  • ser portador da síndrome de Down, síndrome de Ehlers-Danlos, febre do feno, asma, retinite pigmentar, rinite alérgica e/ou outras alergias.

 

Sintomas de ceratocone 

  

Geralmente, o ceratocone afeta os dois olhos, mas a progressão da doença pode ser diferente entre eles. Alguns casos evoluem lentamente, outros têm progressão rápida. 

 Em seu estágio inicial, ele pode apresentar os seguintes sintomas:

 

  • embaçamento e distorção da visão que ainda podem ser corrigidos total ou parcialmente com óculos;

  • aumento da sensibilidade à luz (fotofobia).

 

Mais tarde, o ceratocone se manifesta das seguintes formas:

 

  • diminuição importante da visão, que não melhora com o uso de óculos, mas pode ser resolvida, na maioria dos casos, com lentes de contato gás permeáveis;

  • aumento progressivo do astigmatismo e da miopia, apesar de alguns poucos pacientes com ceratocone apresentarem hipermetropia.

 

Em casos mais avançados, podem ocorrer:

 

  • aumento na dificuldade, desconforto ou mesmo intolerância com as lentes de contato;

  • formação de cicatrizes na córnea que levam à visão muito baixa, mesmo com o uso de lentes de contato.

 

Em alguns casos avançados de ceratocone, pode ocorrer uma ruptura da camada mais profunda da córnea, permitindo a entrada de líquido. Com isso, ela incha rapidamente, provocando piora súbita da visão, fotofobia e dor. Essa ruptura é chamada de hidropsia e leva à formação de cicatrizes e opacidades.

 

Diagnóstico 

 

Durante a consulta oftalmológica, o médico pode suspeitar de ceratocone quando o paciente não melhora sua capacidade visual após o uso dos óculos, tendo todo o restante do exame normal e afastando outras causas. 

 

Nestes casos, alguns exames complementares ajudam no diagnóstico:

 

  • Topografia de córnea: neste exame, podemos ver se a córnea é mais ou menos encurvada  em sua porção anterior. No ceratocone, as curvaturas estão aumentadas na grande maioria dos casos.

  • Paquimetria ultrassônica: mede a espessura da córnea, que estará mais fina nos pacientes com ceratocone.

  • Tomografia de Córnea: é um exame mais completo que a topografia de córnea. Afinal, analisa as superfícies anterior e posterior. Além disso, mapeia a espessura corneana em vários pontos, enquanto a paquimetria mede apenas em alguns.

 

Tratamentos

 

O tratamento do ceratocone depende da gravidade do quadro e se ele está progredindo rapidamente. Em casos mais brandos da doença, a visão pode ser corrigida com o uso de óculos e/ou lentes de contato. 

 

Em casos moderados e avançados, apenas as lentes de contato gás permeáveis podem corrigir a visão.  Quando o paciente não tolera ou não se adapta ao uso das lentes de contato é indicado tratamento cirúrgico:

 

- Implante de anel corneano: o objetivo dos anéis corneanos é  reduzir a curvatura da córnea e assim melhorar a visão. Em alguns casos, pode diminuir a velocidade de progressão da doença.

- Crosslinking: o objetivo do crosslinking é evitar a progressão da doença. A técnica utiliza um colírio especial de riboflavina e aplicação de luz ultravioleta (UVA) para fortalecer o colágeno da córnea, tornando-a mais resistente.

- Transplante de córnea: a cirurgia de transplante substitui a córnea doente por uma saudável, proveniente de um doador.

 

Acompanhamento

 

Um paciente com ceratocone deve ser acompanhado periodicamente através de consulta oftalmológica e exames complementares para avaliar a progressão da doença e determinar as melhores opções de tratamento.


Garanta a saúde dos seus olhos e da sua visão com essas e outras dicas! Nosso blog traz informações dos nossos especialistas diretamente para você. Para acessá-lo, basta clicar aqui. Se tiver uma pergunta ou sugestão, envie-a pra gente!