Glaucoma é uma doença ocular  que resulta na lesão do nervo óptico. Ele pode levar a perda parcial da visão, ou até mesmo cegueira. No entanto, com o diagnóstico e tratamento precoces, a doença pode ser controlada. 

 

Um pouco sobre os olhos e o Glaucoma

 

Para entender como o Glaucoma acontece e como prevenir a cegueira provocada por ele, é importante conhecer um pouco da anatomia dos olhos. 

A parte anterior do olho é preenchida pelo humor aquoso, um líquido produzido constantemente pelo corpo ciliar e drenado principalmente através do trabeculado e do canal de Schlemm, estruturas localizadas entre a córnea e a íris.

No glaucoma, existe uma dificuldade de drenagem do humor aquoso, que se acumula dentro do olho e aumenta a pressão ocular. O aumento da pressão leva à lesão das fibras nervosas do nervo óptico e à perda progressiva da visão.

O nervo óptico é um agrupamento de mais de 1 milhão de fibras nervosas que ligam a retina ao cérebro. As células da retina, chamadas fotorreceptores, captam a luz e a transforma em impulsos elétricos. Estes viajam pelo nervo óptico até o cérebro, que interpreta esses sinais e forma a imagem.  



E por que o Glaucoma provoca a perda visual?

 

Em pacientes com glaucoma, fibras do nervo óptico são afetadas pela pressão ocular elevada ou por falta de irrigação sanguínea adequada. Elas entram em sofrimento e morrem.

A perda progressiva de fibras nervosas resulta em manchas na visão e, se não for interrompida, cegueira total.

 

Tipos de Glaucoma

 

Os tipos principais de Glaucoma são:

 

Glaucoma de ângulo aberto: silencioso, provoca manchas cegas na visão que, com o tempo, aumentam e se confluem. Se não tratado corretamente, provoca a perda da visão central e cegueira definitiva.

Glaucoma de ângulo fechado: pode ser agudo ou crônico. Nos casos agudos, ocorre um bloqueio súbito da drenagem do aquoso pela íris, levando ao aumento da pressão ocular. É mais comum em mulheres, hipermétropes e asiáticos.

Glaucoma de pressão normal: observa-se lesão do nervo óptico típica de glaucoma, porém, com a medida da pressão ocular dentro da faixa normal. 

Glaucoma congênito: geralmente hereditário, diagnosticado ao nascimento ou durante os primeiros anos de vida. 

Glaucoma secundário: ocorre como complicação de outras doenças oculares como uveíte, trauma, catarata, diabetes e obstruções vasculares. 

 

E como prevenir a perda visual causada pelo Glaucoma?

 

Infelizmente, ainda não é possível prevenir essa doença. Contudo, o diagnóstico precoce e tratamentos adequado podem retardar sua progressão e impedir a perda visual.

 

É recomendado que todas as pessoas visitem anualmente o seu oftalmologista para um exame completo e medida da pressão ocular. Dessa forma, o diagnóstico pode ser feito e o tratamento instituído, assim que surgirem os primeiros sinais da doença.

 

Para os portadores de glaucoma, alguns cuidados são recomendados:

 

  • visitar periodicamente o oftalmologista (o intervalo é determinado de acordo com a gravidade do caso);

  • usar a medicação antiglaucomatosa regularmente;

  • conhecer como a doença acontece, qual o papel dos medicamentos e quais cuidados manter durante o tratamento.