Como se preparar para uma cirurgia de catarata

 

A catarata é uma das doenças oculares mais comuns em todo o mundo, especialmente após os 50 anos. Ela ocorre quando o cristalino, lente natural do olho, perde a sua transparência. A visão piora pregressivamente e, sem tratamento, pode ser perdida por completo.

 

A boa notícia é que a catarata pode ser totalmente curada com um procedimento cirúrgico chamado facoemulsificação. Nessa técnica, ela é removida e, no lugar, implantada uma lente intraocular para corrigir o “grau” resultante da retirada da lente natural do olho.

 

Quando operar a catarata? 

 

Inicialmente, o embaçamento visual provocado pela catarata é leve e não prejudica a qualidade de vida do paciente. Nessa fase, é possível acompanhar a sua evolução, apenas trocando os óculos quando necessário.

 

A indicação da cirurgia é feita quando:

 

- a catarata provoca alterações visuais incômodas ou limitantes para o paciente;

- o oftalmologista detecta que o cristalino está ficando muito denso;

- ocorre aumento da pressão ocular devido à catarata;

- presença de outras doenças oculares como degeneração macular e retinopatia diabética, quando a catarata prejudica o exame do fundo de olho e o tratamento necessário.

 

Como é feita a cirurgia de catarata 

A cirurgia de catarata é realizada sob anestesia local e sedação leve. É um procedimento delicado, que envolve uma aparelhagem extremamente moderna e um cirurgião bem treinado.

 

A técnica de facoemulsificação utiliza o ultrassom para quebrar a catarata em pequenos fragmentos que são então cuidadosamente aspirados.

 

A lente intraocular artificial é implantada dentro da cápsula natural do cristalino, para maior estabilidade e precisão.

 

Mais recentemente, foi introduzido o laser femtosegundo, utilizado na cirurgia de catarata para realizar alguns dos passos que na técnica tradicional de facoemulsificação são realizados manualmente e para corrigir o astigmatismo, quando necessário.

 

Em mãos experientes, a cirurgia de catarata é um procedimento seguro, rápido e muito confortável. A recuperação da visão é praticamente imediata após a cirurgia.

 

Passo a passo para uma cirurgia segura 

 

Após o diagnóstico de catarata, o primeiro passo é entender o problema e como é feita a cirurgia. Converse com seu oftalmologista e tire todas as suas dúvidas. Se necessário, peça a ele para indicar fontes confiáveis de informação para leituras adicionais.

 

Na consulta inicial, é importante entender:

 

- o que é a catarata e por que ela ocorre;

- como é feito o procedimento cirúrgico;

- quem é o cirurgião e onde será feita a cirurgia;

- quais os exames pré-operatórios necessários;

- qual lente intraocular é recomendada para o seu caso.

 

Exames pré-operatórios 

 

Os exames pré operatórios oculares indicados de rotina para uma cirurgia de catarata são:

 

- Ecobiometria ultrassônica ou biometria óptica: utilizados para o cálculo do “grau” da lente intraocular.

- Microscopia especular da córnea: analisa o endotélio da córnea, camada interna responsável pela sua transparência.

- Mapeamento de retina: detecta possíveis alterações na retina que devem ser tratadas antes da cirurgia.

 

Exames de sangue, eletrocardiograma e avaliação do risco cirúrgicos podem ser solicitados pelo cirurgião, quando necessário.

 

Lentes intraoculares 

 

Existem vários tipos de lentes e sua indicação deve ser feita individualmente. O cirurgião deve analisar junto com o paciente as opções disponíveis para que ele possa recomendar a solução que proporcione mais conforto e satisfação permanente.

 

Tipos de lentes mais utilizados: 

 

- Lentes convencionais: corrigem a miopia, hipermetropia e astigmatismo até 1,00. Após a cirurgia, podem ser necessários óculos multifocais ou para leitura.

- Lentes Premium: corrigem a miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia (Vista cansada). O objetivo dessas lentes é reduzir ou eliminar a necessidade de óculos após a cirurgia de catarata.

 

Consulta pré-operatória 

 

Na consulta que precede a cirurgia, o oftalmologista irá avaliar os resultados dos exames, agendar o procedimento e orientá-lo sobre os cuidados específicos para a cirurgia. As orientações variam de um cirurgião para outro mas, no geral, esses são os pontos principais:

 

  1. iniciar os colírios prescritos pelo médico 48 horas antes da cirurgia (inclusive no mesmo dia do procedimento, desde o momento de acordar até a chegada a clínica);

  2. tomar um banho e lavar os cabelos na véspera ou logo antes de sair para o procedimento;

  3. tomar os remédios de rotina, exceto quando suspensos pelo cirurgião;

  4. no dia da cirurgia, a última refeição deve ser leve e feita 4 horas antes do horário agendado;

  5. chegar à clínica uma hora antes do horário da cirurgia, para o preparo pré-operatório;

  6. levar todos os exames de sangue e relatório de risco cirúrgico, quando solicitados.

 

Dia da cirurgia de catarata 

 

O dia da cirurgia chegou... você está bem preparado, sabe o que vai acontecer e seguiu todos os passos do preparo corretamente.

 

É comum algum nervosismo, que será rapidamente minimizado pela equipe cirúrgica. O preparo para o procedimento é feito por enfermeiras especializadas e pelo anestesista, que estarão dedicados a tornar a experiência o mais confortável possível.

 

A anestesia e a cirurgia duram em torno de 30 a 60 minutos. No final, será colocado um curativo no olho operado, que deve permanecer até o dia seguinte.

 

É recomendado um repouso relativo. Você não precisa ficar deitado o tempo todo. Pode fazer as refeições à mesa, ir ao banheiro, ver TV e ler. Não deve molhar ou retirar o curativo, fazer movimentos bruscos com a cabeça e sair de casa nos três primeiros dias, a não ser que seja essencial.

 

Cuidados após cirurgia de catarata 

 

No dia seguinte à cirurgia, o curativo será retirado e o cirurgião irá examinar o olho operado. É uma oportunidade para tirar mais algumas dúvidas sobre o pós-operatório.

 

Nos dias seguintes, siga a prescrição dos colírios regularmente e obedeça às recomendações médicas. Isso irá garantir o sucesso da cirurgia e uma melhora rápida da sua visão.

 

Qualquer dúvida ou dificuldade, entre em contato com o seu médico ou a clínica, nos telefones indicados.