O ceratocone é uma doença ocular progressiva na qual a córnea, sofre um afinamento progressivo e protrusão, assumindo a forma similar a um cone. Este formato irregular distorce os raios luminosos que chegam ao olho e levam ao embaçamento da visão.

 

Essa doença pode ocorrer em um ou ambos os olhos, possui caráter hereditário e evolução lenta. Geralmente se inicia entre os 10 e 15 anos e progride gradualmente até os 40, podendo se estabilizar nos anos seguintes. 

 

Sintomas 

 

Na medida em que a doença avança, aparecem erros refrativos como miopia e astigmatismo irregular, criando problemas como:

 

  • visão distorcida e/ou turva;

  • sensibilidade à luz; 

  • diplopia (visão dupla); 

  • poliopia (formação de diversas imagens de um mesmo objeto); 

  • comprometimento da visão noturna;

  • sinal de Munson (quando o paciente, ao olhar para baixo, provoca um recuo na pálpebra inferior, tornando evidente o formato de cone da córnea).

 

É comum que os pacientes com ceratocone tenham que mudar frequentemente os seus óculos. Em alguns casos, a doença pode causar perda aguda da visão.

 

O que causa o ceratocone? 

 

As causas específicas do ceratocone são desconhecidas, mas os fatores de risco incluem:

 

  • predisposição genética; 

  • fricção excessiva dos olhos; 

  • mau uso de lentes de contato; 

  • irritação ocular crônica.

 

E, por fim: o Ceratocone tem cura? 

 

Inicialmente, a baixa de visão provocada pelo ceratocone pode ser tratada com óculos ou lentes de contato gelatinosas. Porém, na medida em que a doença progride e a córnea se torna mais irregular, essas alternativas não oferecem mais uma correção visual adequada.

 

Outros tratamentos são necessários, entre eles: 

 

1. Lentes de contato gás-permeáveis  

 

Como os óculos e as lentes de contato gelatinosas muitas vezes não podem fornecer acuidade visual adequada nos casos de ceratocone, as lentes de contato gás-permeáveis são uma opção. Elas tornam a superfície anterior regular e uniforme, o que melhora a visão.

 

2. Lentes de contato mistas (Piggyback) 

 

Como a lente gás-permeável pode, às vezes, ser desconfortável para o paciente, existe a opção do “Piggyback”.

 

Esse método envolve colocar sobre o olho uma lente de contato gelatinosa e, em seguida, uma lente gás permeável. 

 

Essa abordagem aumenta o conforto do paciente, já que a lente gelatinosa funciona como uma proteção para o olho.

 

3. Lentes de contato híbridas 

 

As lentes de contato híbridas combinam um centro rígido com uma borda macia, feita de material gelatinoso. Elas são específicas para o ceratocone.   

 

4- Crosslinking 

 

Este procedimento objetiva fortalecer e aumentar a estabilidade do tecido da córnea e, consequentemente, retardar a evolução do ceratocone.

 

O crosslinking é indicado em casos leves a moderados que estão progredindo.

 

A técnica consiste em aplicar no olho gotas de riboflavina e, em seguida, irradiar a córnea com luz ultravioleta controlada. 

 

5- Implante de anel corneano

 

O anel corneano consiste em um implante semicircular de PMMA (polimetilmetacrilato), material totalmente biocompatível. 

 

Ele é indicado em casos moderados a graves de ceratocone, em que as correções visuais com óculos ou lentes de contato não obtêm o resultado desejado. 

 

Um ou dois segmentos do implante são inseridos na córnea, conforme a necessidade do paciente. O anel modifica e regulariza a curvatura da córnea, melhorando a visão.

 

Após a cirurgia, óculos ou lentes de contato podem ser prescritos para conseguir uma melhora ainda maior da capacidade visual.

 

6. Transplante de córnea 

 

Os pacientes com ceratocone avançado ou cicatrizes corneanas podem necessitar de um transplante de córnea para recuperar a visão. 

 

Durante o procedimento, a córnea doente é substituída por uma saudável, proveniente de um doador.

 

Se você tem ceratocone, saiba que existem várias alternativas para melhorar a sua visão. Se precisar, converse com um de nossos especialistas.