Você já parou para pensar o quanto a visão é importante na sua vida? De todos os sentidos, talvez seja o mais valioso e difícil de perder. Por isso, é tão importante cuidar da saúde dos olhos! Porém… como fazer isso do jeito certo? 

 

Bem, aí vão algumas dicas: 

 

1. Consultas periódicas

 

Muitas pessoas acham que, se estão enxergando bem, não precisam ir ao oftalmologista. Porém, muitas doenças que causam perda visual definitiva podem ser evitadas ou controladas se detectadas precocemente. O glaucoma, por exemplo, só é percebido pelo paciente quando mais de 50% das fibras do nervo óptico foram perdidas. 

 

Em uma consulta de rotina, a medida da pressão e o exame do nervo óptico podem detectar esta e outras doenças antes de qualquer perda visual, permitindo seu tratamento precoce. É importante que a consulta oftalmológica faça parte do nosso check up de saúde anual e, consequentemente, da saúde dos olhos.

 

2. Alimentação saudável

 

Como o resto do corpo, os olhos precisam de nutrientes para funcionar bem. Uma alimentação equilibrada, rica em verduras, legumes, frutas e sementes fornece as vitaminas e minerais necessários para manter uma boa visão e evitar doenças como a degeneração macular relacionada à idade. É importante também incluir na dieta alimentos ricos em ômega 3 como atum, salmão e linguado.

 

3. Atividades físicas

 

São importantes para manter um peso saudável e evitar problemas de saúde como diabetes e doenças cardiovasculares que podem afetar os olhos.

 

4. Proteção da saúde dos olhos contra raios ultravioleta

 

A luz do soll contém raios UV que podem causar danos aos olhos e contribuir para o desenvolvimento de pterígio, catarata e degeneração macular. Para se proteger, use óculos com proteção UVA e UVB quando estiver exposto ao sol. Complementar com um boné ou chapéu aumenta ainda mais a proteção!

 

5. Não fume

 

O tabagismo é causador de muitas doenças, inclusive nos olhos. Pessoas que fumam têm maior risco de catarata, degeneração macular relacionada à idade, retinopatia diabética, olho seco e uveítes, que são inflamações graves nos olhos. 

 

6. Diminua a exposição à luz azul artificial

 

A exposição excessiva à luz azul artificial de computadores, celulares, tablets e TVs causa alterações nas células da retina, responsáveis pela visão, semelhantes àquelas que ocorrem na degeneração macular. Se não for possível reduzir o tempo de utilização, use filtros nas telas ou óculos com lentes amarelas que bloqueiam parcialmente a luz azul.

 

7. Proteja seus olhos durante o uso prolongado do computador

 

Além da luz azul, o uso prolongado do computador traz outros desafios para os olhos. Manter o foco para perto durante horas seguidas resulta em cansaço visual e sintomas como dores de cabeça e nos olhos, embaçamento da visão, olhos vermelhos, ardor, sensação de areia, coceira e lacrimejamento. 

 

Além disso, durante o uso do computador, o número de piscadas por minuto diminui e os olhos tendem a ficar ressecados. Isso é ainda mais acentuado em ambientes com ar condicionado. 

 

Verifique a ergonomia de sua mesa de trabalho e faça intervalos para descansar os olhos ao longo do dia. Se necessário, um lubrificante ocular pode ser indicado pelo seu oftalmologista.

 

8. Use óculos de proteção

 

Se seu trabalho envolve risco de trauma ocular, não deixe de usar óculos de proteção. Eles podem evitar traumas graves e preservar a saúde dos olhos. E essa dica vale também para obras e pequenos serviços em casa.

 

Garanta a saúde dos seus olhos e da sua visão com essas e outras dicas! Nosso blog traz informações dos nossos especialistas diretamente para você. Para acessá-lo, basta clicar aqui. Se tiver uma pergunta ou sugestão, envie-a pra gente!